Você sabe qual a diferença entre um motor 1.0 e um motor 1.4?
Estamos habituados a ouvir dizer: “Comprei um carro 1.0!”, “Meu carro é 1.8.”, “Troquei meu carro por um modelo 1.4.”. Mas, o que estes números querem dizer? Resumidamente, quando maior o número, maior o tamanho do motor e maior a sua potência. Agora vejamos exatamente o que cada um destes números significa.
Todo motor a combustão é constituído de cilindros que são espécies de câmaras cilíndricas onde ocorre a queima do combustível na presença de ar com o auxílio de uma faísca (Imagem abaixo). A combustão dentro do cilindro faz com que ocorra a movimentação dos pistões, os quais darão força motriz para o veículo. Cada um dos cilindros do motor possui um determinado volume e a soma destes volumes, em cm³, fornece as cilindradas do motor. Se um motor tem 1000 cilindradas cúbicas, isso quer dizer que o volume de gases produzidos durante a combustão é de 1000 cm³, ou seja, 1 litro. Portanto, dizemos que o motor do carro é 1.0. Se o motor do carro for 1.4, então ele terá aproximadamente 1400 cilindradas cúbicas, um motor 1.6 terá 1600 cilindradas e assim por diante.
Normalmente um motor possui 4 cilindros. Então, para um carro 1.8, isso quer dizer que temos algo em torno de 1800 cilindradas e que cada um dos cilindros tem um volume de cerca de 450 cm³. Quando o virabrequim completar uma volta, então o motor terá aspirado 1,8 litros de gás combustível (combustível + ar) e irá expirar 1,8 litros de gases de combustão (gases produzidos depois da combustão).
A partir disso, fica mais claro entender como funciona o consumo de cada tipo de motor e o valor associado a cada um deles. Quanto mais cilindradas, mais caro será o veículo, pois maior será o seu motor.
Vejamos quais são as características de cada um dos tipos de motor:
Motor 1.0: os carros com este tipo de motor são os que apresentam a menor potência. Carros de 1000 cilindradas são ótimas opções para quem se desloca muito dentro de um perímetro urbano, pois este tipo de motor troca justamente a potência pelo menor consumo de combustível.
Motor 1.4: estes motores já apresentam uma potência um pouco maior e são indicados para quem prefere um carro com ar condicionado. Neste caso, o consumo de combustível não será muito afetado como no caso de um motor 1.0 com ar condicionado. Portanto, ele apresenta uma melhor relação consumo/desempenho e também um maior torque do que um carro 1.0.
Motor 1.6: veículos com motores 1.6 têm a vantagem de serem melhores para ultrapassagens, arranque e possibilitarem menos trocas de marcha. Entretanto, como eles possuem uma potência maior, irão consumir mais combustível do que carros com motores 1.0 e 1.4.
Motor 1.8: este tipo de motor começa aparecer em veículos de médio porte (em função do peso do veículo) e modelos esportivos. É indicado nos casos de viagens de média e longa distância. Dentro do perímetro urbano o consumo de combustível aumenta consideravelmente.
Motores 2.0 ou acima: com certeza são os motores de maior consumo de combustível e os mais caros em função da maior potência. Veículos equipados com estes motores atingem altas velocidades em pouco tempo e são ideais para aqueles que gostam de performance. Veículos com estes motores geralmente são aqueles mais imponentes.